Você tem dificuldade de emagrecer, certo? Mas você sabe “por que” tem facilidade de engordar?
Se você está lendo esse post, certamente já se fez essa pergunta. Mas você sabe a resposta? Você conhece as reais causas que levam ao excesso de peso e o que isso tem a ver com sua dificuldade de emagrecer? Continue lendo e entenda os motivos reais de ganharmos peso e como isso está relacionado à sua dificuldade de emagrecer.
A maioria das pessoas acredita (de maneira bem simples) que engordar é consequência de comer demais ou de fazer pouca atividade física. Mas isso é verdade? Será que o sobrepeso e a obesidade são tão simples assim?
Se a alimentação e a atividade física fossem as únicas causas da obesidade, o tratamento seria fácil: “coma menos e faça mais exercícios!” Mas isso não é verdade!
A maioria das pessoas com excesso de peso já tentou emagrecer com dietas e atividade física, entretanto, poucas pessoas conseguem realmente emagrecer e manter um peso saudável. Será que essas pessoas não se esforçaram o suficiente? Será que se trata de falta de “força de vontade”? Ou será que existem outros motivos que nos fazem engordar e ter dificuldade em emagrecer?
A verdade é que o sobrepeso e a obesidade são graus variados de uma mesma doença. As principais causas do excesso de peso, frequentemente, envolvem uma combinação de diversos fatores como:
- fatores psicológicos e emocionais.
- má qualidade de sono, roncos ou apneia.
- alterações hormonais e metabólicas.
- desregulação dos centros reguladores da fome e da saciedade.
- uso de alguns medicamentos que promovem ganho de peso.
- fatores genéticos.
- fatores ambientais.
Esses fatores geralmente trabalham juntos e, para dar fim à dificuldade de emagrecer, precisamos eliminar não apenas o peso, mas também suas causas.
Tentar emagrecer sem eliminar os fatores que te levaram a engordar, é tratar das consequências sem eliminar as causas.
Entenda como esses fatores podem provocar o ganho de peso e a dificuldade de emagrecer:
Causas Ambientais da Obesidade
O local onde você vive pode ser um fator associado ao ganho de peso. Se você mora em uma comunidade que oferece vários restaurantes “fast-food” de alto teor calórico, é mais provável que você tenha sobrepeso e obesidade. O mesmo acontece se você mora em uma área sem uma mercearia local que venda frutas e vegetais frescos, ou se você mora em uma comunidade sem calçadas onde não seja seguro caminhar.
Causas Genéticas da Obesidade
Fatores genéticos (aqueles que você herda de um ou ambos os pais) podem causar obesidade. Se um ou ambos os pais têm obesidade, você tem um risco aumentado de desenvolver a doença. Existem dezenas de alterações genéticas associadas à obesidade.
Os genes também podem ser responsáveis por como as pessoas percebem o sabor dos alimentos, se a pessoa tem mais probabilidade de fazer um lanche entre as refeições ou se é mais provável que ela continue comendo mesmo quando não está com fome. Entretanto, esses genes são muito raros e é mais comum que o comportamento alimentar que herdamos de nossos pais esteja causando a dificuldade de emagrecer. Em breve vou disponibilizar um artigo sobre como o comportamento alimentar baseado no “desejo e na recompensa” aumenta a dificuldade de emagrecer da maioria das pessoas.
Doenças que podem causar obesidade
A Doença de Cushing, a Apneia do Sono e a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) são doenças que podem levar ao acúmulo de gordura e excesso de peso. Essas doenças podem tanto causar obesidade, alterando o metabolismo e modificando certos hormônios, quanto dificultar a perda de peso. Existem inúmeras outras doenças associadas tanto ao ganho de peso como à dificuldade de emagrecer.
Medicamentos que podem causar obesidade
Muitos medicamentos são reconhecidos por causar ganho de peso. Entre eles estão alguns antidepressivos, medicamentos para pressão alta, artrite reumatóide e diabetes. Se você acha que o medicamento que você usa para o tratamento de alguma outra doença está provocando ganho de peso ou causando a dificuldade em emagrecer, discuta com seu médico quais são suas opções.
Causas hormonais de obesidade
Estresse prolongado e insônia são causas conhecidas da obesidade. Essas condições podem aumentar o cortisol e a insulina, hormônios que podem causar acúmulo de gordura e excesso de peso.
O GLP-1, a grelina e a leptina são hormônios encontrados no estômago, nas células gordurosas e nos intestinos e são alguns dos responsáveis em sinalizar ao nosso cérebro quando estamos com fome ou quando estamos saciados. Quando esses hormônios não estão funcionando adequadamente, o sobrepeso e a obesidade podem se desenvolver e a dificuldade em emagrecer pode se tornar muito grave se isso não for resolvido.
Microorganismos relacionados à obesidade
As bactérias da flora intestinal de pessoas com obesidade costuma ser diferente da encontrada em pessoas com peso normal. Acredita-se que essas bactérias podem estar relacionadas à causa do acúmulo de gordura. De forma semelhante, a infecção pelo adenovírus 36 (um vírus do resfriado) tem sido relacionada às pessoas com excesso de peso. Ainda não está claro como ou por que essas associações ocorrem.
Você percebeu como a obesidade é uma doença complexa? Entendeu por que engordamos e porque você pode estar com dificuldade de emagrecer?
Lembre-se: o que causa o excesso de peso pode ir muito além de comer muitas calorias ou não fazer atividade física. Na maioria das vezes, muitos fatores trabalham em conjunto para causar a obesidade.
Como resultado, vencer a dificuldade em emagrecer pode ser algo desafiador e requer mais do que apenas comer menos e se exercitar mais.
Na Clínica de Nutrologia disponibilizamos um tratamento completo focado não apenas no peso, mas também nas causas do excesso de peso e na dificuldade de emagrecer.
Clique aqui e assista nosso video sobre motivação para emagrecer!