Você acha que está acima do peso e precisa de ajuda para emagrecer? Sente que apesar de muito esforço não tem alcançado seus objetivos na balança ou na academia? Tem a sensação que determinados alimentos lhe causam mal, provocando inchaços ou mesmo dor abdominal? Ou apenas quer ter uma vida mais saudável, mas não sabe como e por onde começar? Bom, talvez esteja precisando se consultar com um médico Nutrólogo.
Continue lendo e descubra como esse médico pode te ajudar.
Você sabe o que é e o que faz um médico nutrólogo?
O nutrólogo é um profissional de saúde formado em medicina com especialização em Nutrologia. A especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina há mais de 40 anos. Entretanto, foram nos últimos anos, com a crescente preocupação em se manter a saúde, manter um peso saudável e prevenir doenças relacionadas à alimentação e ao estilo de vida, que a especialidade se popularizou.
O profissional estuda como a ingestão dos nutrientes interagem com o corpo do paciente, trazendo benefícios quando ingeridos numa relação de equilíbrio ou provocando doenças quando esse equilíbrio se perde, como por exemplo:
Nas doenças pelo excesso de nutrientes: sobrepeso e a obesidade.
Nas doenças pela falta de nutrientes: anemias e a desnutrição.
Nas doenças pela ingestão de nutrientes não adequados para determinadas pessoas (Doença Celíaca, Intolerância à Lactose, alergias alimentares ou mesmo a Doença do Refluxo)
Além de estudar como os nutrientes ingeridos afetam o organismo do paciente, também é função do nutrólogo descobrir se o paciente apresenta casos de alterações de comportamento. E analisar se essa modificação está influenciando nas escolhas alimentares e na quantidade de alimento ingerido, causando (ou agravando) doenças.
Como é a consulta de um nutrólogo?
Estabelecer o diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento. Além disso é necessário se estabelecer a gravidade da doença, pois o tipo de tratamento pode depender dessa classificação (como no caso dos remédios para emagrecer). Também é necessário se diagnosticar outros problemas de saúde que podem estar associados ao problema principal.
Durante a consulta são realizados exames para avaliação da composição corporal e da taxa metabólica e ao final podem ser solicitados exames complementares (laboratoriais ou de imagem) que ajudem no diagnóstico. O tratamento é estabelecido de maneira individualizada, de acordo com as causas e gravidade da doença.
Pode incluir desde mudanças de hábitos de vida (mudanças alimentares e prática de atividade física) até medicamentos, suplementos ou terapia cognitivo-comportamental.
Quando procurar um Nutrólogo?
Tratamento do excesso de peso (sobrepeso e obesidade).
Acompanhamento de pacientes com indicação de cirurgia bariátrica.
Tratamento de transtornos alimentares (Bulimia, Anorexia, Vigorexia, ortorexia, Síndrome do Comer Noturno, Compulsão Alimentar Periódica).
Prevenção de problemas da terceira idade (fraqueza muscular, sarcopenia etc).
Acompanhamento de pacientes com necessidades alimentares especiais (Doença do Refluxo, Doença Celíaca, Desnutrição, Anemias por carências de nutrientes, Alergias alimentares, Intolerância à lactose).
Melhora do desempenho na prática de atividades físicas ou esportivas.